Cade apresenta caso de sucesso no ECMSHOW 2015 Brasília

Capturar

Brasília recebeu  o ECMSHOW 2015  – Do Papel à Transformação Digital que ocorreu no último dia 26 de novembro , no Hotel Mercure Eixo em Brasília . Este ano a transformação digital e seus desafios  foi principal tema do encontro dedicado exclusivamente aos órgãos de governo e empresas da Capital Federal.

Tanto quanto nas empresas, a gestão de informações na área de governo, passa por um processo de digitalização, ou seja, hoje é primordial transformar os processos de trabalho que vem sendo feito por meios analógicos, com processos em papel etc, para os meios eletrônicos, digitais, mais eficientes, rápidos e eficazes.

Durante o evento foi possível  acompanhar por meio de estudos de Caso reais e bem sucedidos, bem como entender a importância da implantação de processos e a transformação dos negócios para os meios digitais que vem sendo apontados como os novo horizonte do trabalho.

Na abertura  a participação dos advogados Christian Ribas e Marcelo Kramer, especialistas em certificação digital e assinatura eletrônica trouxeram a discussão sobre o dia a dia dos documentos digitais e seus desafios.

“Hoje ainda é muito difícil entender  um modelo digital de negócios, para onde todos deveremos migrar num futuro muito próximo. A maioria desses gestores ainda não consegue assimilar este nova modelo, mas isso deve mudar e muito rapidamente. A tecnologia que permite migrar processos físicos para o eletrônico, garante diversos benefícios, como aumento da eficiência, redução de custos, comodidade e sustentabilidade já é uma realidade”, disse Ribas.

Na sequencia de apresentações  o gerente de Tecnologia da Caixa Econômica Federal, Ivanilton Souza apresentou um estudo de caso sobre modelo de maturidade de gestão da informação, detalhando o amadurecimento interno da CEF.

Coube a especialista, Nicir Maria Gomes Chaves – assessora de gestão estratégica e inovação institucional da Secretaria Executiva – Ministério da Previdência Social mostrar as novas determinações recentemente instituídas pelo Decreto Lei 8539, que dispõe sobre o uso dos meios eletrônicos para realização dos processos administrativos no âmbito dos órgãos federais e entidades da administração pública federal. “É fato que todos os órgãos de governo estão caminhando  para digitalização de seus processos seja internamente quanto em sua relação com o cidadão, mas o que é primordial em todo esse processo é que antes de digitalizar os meios há de se ter em mente que o mais importante é a gestão da informação, daquilo que é em última análise o cerne de todo e qualquer processo seja ele de governo seja da iniciativa privada”, resumiu.

Casos de Sucesso

Também fizeram parte da jornada do ECMSHOW Brasília 2015 a apresentação dos cases e boas práticas para implantação do SIGAD-Sistema Integrado de Gestão Arquivística do Senado Federal, apresentado por Kristianno Medeiros e Samanta Santos e o case do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul, apresentado pelo gestor de Informação, Edinei Lemes que mostrou como o redesenho de processos ajudou a dar mais eficiência e como manteve as equipes atualizadas dentro dos novos conceitos digitais.

Para o encerramento o evento contou com a Mesa Redonda: O que falta para o Governo estar dentro dos Processos de Transformação Digital conduzida pelo professor WiltonTamane e com a participação Gustavo Barcelos, Gerente do Depto. de Modelagem e Processos na Finep Inovação e Pesquisa e Paulo Eduardo Silva de Oliveira da Coordenação Geral Processual do Conselho Administrativo de  Defesa Econômica – CADE, que por meio das boas práticas implantadas em seus respectivos órgãos mostraram aos público presente como é possível estabelecer novos critérios digitais com iniciativas simples e de grande impacto entre seus usuários.

“ Pudemos ver que iniciativas como as apresentadas no painel estão se tornando a tônica do novo e inevitável avanço rumo a digitalização. As empresas públicas e seus organismos estão incentivando dentro de seus departamentos ações que surpreendem pelo dinamismo, mas principalmente porque , seja pela imposição da lei, seja pela iniciativa de seus gestores, desejam”.

Fonte: https://docmanagement.com.br/11/30/2015/ecmshow-2015-brasilia-encerra-o-ciclo-de-eventos-com-sucesso/?utm_campaign=newsletter_01122015&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *